terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Religiosidade!


Marcos (Acuípe-set/09)
Ml 3.16-18
MT 13.18- parábola do semeador
MT 13.36- parábola do joio
MT 13.47 - parábola da rede
MT 25.1- - parábola das 10 virgens

O que há de comum entre as parábolas que lemos? Separação. Convivem juntos. Na parábola do Joio diz a palavra que o Senhor reunirá do seu reino.
Jesus esta tratando de um tema nessas parábolas: religiosidade.
Não é fácil ler, nem gostoso ouvir. Posso ler este livro como sendo de história, de teologia, de sangue, da salvação, romance, religião.
A religião é tão antiga quanto o homem, nasce no capitulo 4 de Genesis, com Caim. Como terminou Caim? Muita maldição. A vida de Caim é mencionada no NT como advertência para nós. São dias de ouvir as advertências. Por anos cremos que a palavra tinha kerigma e didaque, mas agora cremos que existe um terceiro elemento: as advertências.
Por anos estivemos nos enchendo de Cristo. Nestes dias que nos aproximamos do fim, precisamos dar ouvidos as terríveis advertências.
Essas parábolas acima são advertências de Jesus.
Aonde começa a miséria de Caim? A quem foi servir Caim? Foi servir ao diabo? Não, foi servir a Deus. Uma pessoa que quer servir a Deus pode terminar desse jeito? Não só pode como termina. Caim foi servir a Deus da sua maneira, do seu jeito. Podemos pensar que o simples fato de querermos servir a Deus já está resolvido. Não.
A primeira pessoa que fez um sacrifício foi Deus, ao matar um animal para cobrir Adão. Adão sabia disso. Abel sabia disso. Ele não inventou, ao oferecer animal a Deus. Caim deve ter pensado: vou mudar esse negócio. Tenho que correr atrás do animal, pega-lo, mata-lo, aquele monte de sangue. Caim pensou: vou levar algo novo a Deus. Acho que Deus vai pensar: finalmente alguém teve uma idéia boa.
Caim estava inaugurando a religião. A religião é a forma mais sábia inventada por satanás. A religião é o reino da penumbra, da mistura.
O mundo é inimigo de Deus, mas o mundo religioso é pior, porque o mundo não tem poder de enganar tanto quanto o mundo religioso, pois faz uma mistura dos dois. Há um mundo aí fora, mas existe também o mundo da religião.
Em apocalipse 21 vemos uma descrição interessante. AP 21.9 – vem mostrar-te-ei a noiva, a esposa do cordeiro. A muralha é citada mais do que a cidade. O que Deus mais ama nessa cidade é a muralha. A muralha é definição: ou é dentro ou é fora. Ninguém vai ficar em cima do muro. A muralha é o fim da religião, da mistura, do engano (joio – parecido com o trigo). A muralha anuncia o fim da penumbra, da mistura com o mundo.
Em Malaquias 3.16-18 há uma alegria em declarar que em um determinado tempo veremos a diferença entre o que serve e o que não serve a Deus.
Ct 4.12 – jardim fechado és tu, noiva minha, manancial recluso...
Ama tanto a noiva porque esta cercada, selada para ele.
Deus mandou escrever um livro para nos dar luz sobre esse assunto. O livro de Neemias. Ele recebeu a notícia de que a cidade esta assolada e os muros destruídos. O livro não conta a reconstrução da cidade, mas do muro. Através de um muro esburacado é que entra o inimigo.
Neemias recebe um favor de Deus para ir a Jerusalém. Deus precisa de Neemias hoje. Você quer ser um Neemias? Chegar diante de um rei sem estar sorrindo era a morte. Neemias estava tão mal pela noticia que tinha recebido que não conseguiu mostrar seus dentes ao rei; estava deprimido. O rei lhe perguntou porque estava triste o coração dele, e Neemias responde: como poderia estar alegre se os muros de Jerusalém estão esburacados.
O coração de Neemias era reconstruir o muro. Sambalá e Tobias não eram judeus. Moravam lá mas não eram. Estes dois não queriam o muro.
O trigo quer definição – o joio não quer.
MT 7.13-14 – Jesus fala de duas portas e dá uma dica: entrai pela porta estreita. Esta nos advertindo, nos avisando que só tem um caminho que nos leva à vida. Quando fala dos que entram na porta estreita Jesus não fala que são poucos os que entram, mas são poucos os que acertam com ela. A religião engana e as pessoas não conseguem encontrá-la.
A religião admite a idéia de que é possível uma terceira porta. Ninguém fala, mas fica no ar a existência da terceira porta.
A porta larga é o mundo, o pecado, etc.
A porta estreita é tão estreita que não posso levar minha vontade, meus interesses. É Jesus, Jesus o tempo inteiro. Deixar meu coração agradar Jesus o tempo todo. Esse é o caminho do sofrimento para carne.
A terceira porta, que não existe, é pensar que existe um caminho mais ameno, mais tranqüilo, e que também leve a Deus.
Uma notícia importantíssima: Não existe uma porta do meio. Esse é o caminho de Caim. Quem não está no estreito está no largo. O que existe é que muitos estão no largo e coloca uma cerquinha do lado. A religião é especialista em colocar cercas para enganar.
Jesus disse: acautelai-vos dos falsos profetas (se damos esperança para nós mesmos e para os outros, num caminho que não seja estreito, somos falsos profetas).
Aqui só existem duas portas. No céu deve ter três reações distintas: 1- Os que vão ouvir: vinde benditos de meu pai. 2- Os que vão entrar de cabeça baixa (os ímpios), porque sabem que eram maus e não tinham a salvação; 3- A multidão dos perplexos; vão ser como Caim. A expectativa de Caim ao levar uma oferta nova a Deus (Deus vai gostar de ver que estou oferecendo algo novo) – depois ficou decepcionado. Nem todo que me diz senhor, senhor, entrará no reino. Muitos, muitos vão dizer: Senhor..
Eles tinham certeza. ...Porventura Senhor não fizemos ...
Vão ouvir: apartai-vos de mim vós que praticais a iniqüidade.
Essas parábolas de Jesus mostram que Ele vai separar de dentro do Reino (o joio está no meio do trigo; as 10 são virgens e estão esperando o noivo).
Pode haver algo mais terrível do que ter certeza de que vai ser salvo, e receber essa desqualificação assombrosa?
Precisamos ouvir a Jesus para responder essa pergunta.
Antes de responder a pergunta temos mais alguma coisa para falar sobre a religião.
Tenho forte impressão que a meretriz do apocalipse é todo sistema religioso.
6 formas distintas de religião:
1- a religião de Caim. Significa dar o que é meu a Deus, minhas idéias, minha iniciativa. Deus abomina isso. Tudo o que não vem de Deus é abominável a Deus. Deus recusou a oferta de Caim, porque Caim ofertou de si mesmo. A palavra fala que dele, por meio dele, e para ele são todas as coisas. Muitos nos perguntam: vocês não fazem isso, isso e aquilo. Respondemos: se Jesus não fez, os apóstolos não fizeram, também não fazemos.

2- esburacamento do muro. É a mistura do mundo; ver como aceitável que coisas mundanas estejam na igreja. Vestimenta sensual por exemplo. Que triste vai ser o dia em que as irmãs na igreja, para conquistar rapazes para o casamento, vão se vestir com sensualidade. Rapazes usando brincos, coisas nos cabelos, etc. Não devemos dizer isso não pode. Temos que mostrar a eles o que esta por trás disso. Precisamos entender o que esta ocorrendo no mundo desde a década de 60. Nessa década houve uma revolução no mundo. Teclar no Google 1968. Os sociólogos dizem que foi o ano em que houve uma grande mudança de mentalidade. Muitos rapazes seguem a moda instituída por jogadores, artistas pervertidos; famosos, mas pervertidos. As bandas evangélicas – shows. Pessoas aplaudem e ovacionam. Um da banda diz: não façam isso, estamos aqui para orar. Se não quisesse glória não faria o show. O mundo em casa. Meios de comunicação – músicas.

3- humanismo. O evangelho humanista diz assim: no princípio era o homem e o homem ficou mal. Então o homem se fez Deus para resolver os problemas dos homens. Feminismo; direito das mulheres. As mulheres não têm direitos entre nós. Aí dizem: é machismo. Não, porque os homens também não têm direitos.

4- independência. Complexo de pescoço; acima de mim o cabeça. Viver o que eu quero e não prestar contas a ninguém talvez seja a revolta de Coré, que não quis prestar contas a Moises.

5- Dedicação a esta vida, aquilo que é temporal; preocupações com as riquezas. As preocupações deste mundo. Lc 21 e parábola do semeador. As mesmas advertências estão nesses dois. Lc 21.20-24 = Jesus esta falando do cerco de Jerusalém. Jesus tem advertência para cada uma das situações: os que estiverem na Judéia ... os que ouviram a advertência escaparam. Para nossos dias que advertência tem? Lc 21.24 – corações sobrecarregados com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo...
Jesus sabia que satanás ia atacar a igreja com as preocupações deste mundo. Na parábola do semeador Jesus não diz qual é o fim dos que estão preocupados com as coisas deste mundo. Mas na parábola dos talentos diz que estão desqualificados.
Parábola das 10 virgens: escrevo com lápis, mas parece que esse “eis o noivo” ainda não é a volta do Senhor, porque ainda dá tempo de ver o azeite, olhar as lâmpadas.
Pensemos onde essa parábola esta inserida. Em que parte do ministério de Jesus ela se encontra? Jesus estava entrando em Jerusalém. Faz parte dos últimos dias de Jesus. Do capitulo 21 em diante comecei a ver um Jesus extremamente radical. Parece que no final Jesus tinha duas preocupações: animar e consolar os discípulos. Mateus não conta nada do consolo de Jesus. Mas conta da batalha final de Jesus contra a religião. Mostra o ódio de Jesus contra a falsidade – mostra Jesus derrubando as bancas do comércio no templo. Ai de vós fariseus hipócritas... muitos ais no capítulo 23. No fim tem uma palavra para os discípulos. Uma advertência impressionante. A parábola das 10 virgens.
Quem são as 10 virgens? A igreja. Não fala de 5 virgens e 5 meretrizes. São 10 virgens. Não esta falando de iniqüidades (cap 7) de hipocrisia (cap 23). Esta falando que a diferença é simples: é o azeite. O azeite é o Espírito Santo. Andar com a lâmpada cheia de azeite é andar no Espírito, andar com Deus, com Jesus. O azeite é a vida com Deus. Andar com Deus, perguntar a Deus, ser de Deus. Não basta afastar-se da iniqüidade, colocar o reino em primeiro lugar. É necessário andar com Jesus, amar Jesus, anelar conhecer Jesus, ter coração para agradar Jesus, ter a vida mergulhada em Jesus. Não é condição para alta espiritualidade, mas para entrar. As noivas prudentes querem tanto Jesus que estão clamando por ele.
Uma das formas de ver a bíblia é como romance. Um Deus apaixonado que amou aquela que era imprestável, imunda, e disse: “vou fazê-la agradável a mim e vou me casar com ela”. Teve que ir na boca do dragão e enfrentar o dragão cara a cara, para salvar sua noiva. Tem um final feliz – um casamento. Quando eu casei com Rejane muitas coisas deste mundo morreram para mim. Todas as mulheres deste mundo morreram para mim. Agora pertenço a ela. Se eu me entrego à Rejane totalmente, mas no dia do casamento ela me diz: “você sabe que eu te amo mas você tem alguns defeitos”, por isso, vamos fazer o seguinte: a gente vive uma semana juntos, mas na outra você volta para a casa do seu pai”. Que noivo casa com a noiva se não tem certeza que ela se entregará totalmente a ele? Casamento é pertencer. Eu sou dela, porque ela é minha.
Porque íamos querer de Jesus algo diferente. Jesus tem que casar com todo mundo que diz que quer casar? Jesus olha para a noiva e diz: eu me entreguei, abri mão de tudo, dei tudo, e quero me casar com você, mas com uma condição: que você seja minha totalmente.
Como provamos a nós e a Jesus que somos dele? Sendo dele todo dia, o dia todo, caminhando com ele, vivendo com ele, amando a ele.

6- querer a salvação, mas não querer o noivo. As 5 virgens néscias estavam bastante interessadas em sua salvação; foram buscar correndo o azeite, porque não queriam perder a salvação. Queriam a salvação, mas não queriam o noivo. Só vai andar com Jesus lá em cima quem anda com Jesus aqui embaixo. Lá no céu não tem o que você gosta; só tem a mim. Ivan repetiu tantas vezes que deve ter muito cuidado quem tem a seguinte atitude: quanto é que eu posso me aproveitar deste mundo sem perder minha salvação?
Hoje entendo que a advertência sobre essa atitude é a mesma das 5 néscias.
Quero dar uma dica: você ouve sobre essa relação de amor com Jesus; você vai sair de uma reunião dessas com uma tentação de ficar olhando para você mesmo, e descobrir alguma forma de ter condição de amar a Jesus da forma que Ele quer ser amado. Isso pode ser uma religião. O meu conselho: esse é o pior caminho. Não olhe para você. Há um caminho seguro, apontado pelo Senhor: olhando firmemente para o autor e consumador da nossa fé. Não ponha teus olhos em você – esse é o caminho de Caim. Ponha os olhos no Senhor. Quanto mais olharmos para Ele, mais nos atrairá a Ele. O segredo número um de andar com Jesus é olhar para Ele. Olhar para ele é olhar o que as escrituras dizem sobre Ele. Olhar com fé. Amar a Jesus depende de uma coisa só: o poder de atração que Ele tem. Todo o que olha para Ele o ama, se encanta por Ele, quer a Ele, quer ser dele.


Maria escolheu a melhor parte, disse Jesus para Marta. Maria olhava para Jesus. Essa é nossa herança; é nossa parte.

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