terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dependendo do caráter de Deus




Uma forma que Satanás usa para tentar tirar a confiança que temos em Deus é distorcendo nossa percepção do seu caráter. Ele fez isso com Eva no jardim quando lhe perguntou: "É assim que Deus disse: Não comam de toda árvore do jardim?" (Gn 3:1 - Grifo acrescido) Ele distorceu o mandamento de Deus para atacar o seu caráter.

Deus havia dito: "De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; pois no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2:16,17 - acrescidos).

Na realidade, a essência do que a serpente estava dizendo à Eva era: "Deus está retendo tudo o que é bom para vocês". Mas a ênfase de Deus era: "Comerás livremente, exceto..." Deus lhes tinha dado o jardim inteiro para aproveitar e todos os frutos para comer, com exceção de um.

A serpente distorceu a forma como a mulher via Deus, dizendo: "Deus, realmente, não se importa com você. O que será que ele está retendo que é bom para você? Talvez Ele não a ame como você pensava. Não deve ser um bom Deus!" Ela foi enganada e acreditou nas mentiras sobre o caráter de Deus. Sentiu desejo de pecar porque a Palavra de Deus não era mais vida, e, sim, lei. E "a força do pecado é a lei" (1 Co 15:56).

O inimigo ainda atua dessa forma. Ele distorce o caráter do Pai aos olhos de seus filhos. Todos já tivemos autoridade sobre nós, como pais, professores, chefes e governadores que agiam de forma egoísta e sem amor. Pelo fato de serem figura de autoridade, é fácil projetar a imagem dessas pessoas no caráter de Deus, por ser Ele a autoridade máxima.

O inimigo distorceu, de forma primorosa, o caráter do Pai, pervertendo nossa visão dos pais terrenos. Deus diz que, antes voltar, os corações dos pais se converterão aos filhos (Ml 4:6). Seu caráter, ou natureza, será visto nos lideres, e isso será um catalisador de cura.

Quando sabemos que Deus nunca fará nada para nos prejudicar ou destruir, e que qualquer coisa que faça ou que não faça em nossa vida é o melhor para nós, nos renderemos livremente a Ele. Ficaremos felizes de entregar nossa vida ao Mestre.

Se já nos entregamos totalmente a Jesus e nosso cuidado está em suas mãos, não podemos nos sentir ofendidos, porque não nos pertencemos. Aqueles que se sentem magoados e decepcionados são pessoas que se chegaram a Jesus por aquilo que Ele pode oferecer, não pelo que Ele é.

Quando temos essa atitude, somos facilmente desapontados. Nosso egocentrismo nos faz ficar míopes. Somos incapazes de ver nossas circunstâncias imediatas através dos olhos da fé. Quando nossa vida foi verdadeiramente dada a Jesus, conhecemos seu caráter e compartilhamos sua alegria. Não podemos ser abalados ou naufragados.

É fácil ficar ofendido quando julgamos as coisas por meio de nossas circunstâncias naturais. Não enxergamos através dos olhos do Espírito. Muitas vezes, Deus não me responde da maneira e no tempo que considero absolutamente necessários. Mas, quando analiso cada caso, compreendo sua sabedoria.

Vez por outra, nossos filhos não entendem nossos métodos ou lógica por trás da disciplina. Tentamos dar explicações a crianças mais velhas para que se beneficiem da sabedoria. Algumas vezes eles não compreendem ou concordam, por causa da imaturidade; mais tarde compreenderão. Ou talvez a razão seja para testar a obediência, o amor e a sua maturidade. O mesmo acontece com nosso Pai do céu. Nessas situações a fé diz: "Eu confio no Senhor, mesmo que não compreenda".

Em Hebreus 11:35, 39 vemos o registro daqueles que nunca viram o cumprimento das promessas de Deus em sua vida, mas nunca desistiram:



...Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. Ora, todos estes que obtive ram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo concretização da promessa (Destaque acrescidos).



Essas pessoas decidiram que Deus era tudo o que queriam, não importando o preço. Creram nele mesmo quando morreram sem ver a concretização da promessa. Não puderam ficar ofendidos!

Somos arraigados e alicerçados quando sentimos esse amor e essa confiança intensos em Deus. Nenhuma tempestade, não importa qual sua intensidade, jamais poderá mover-nos. Isso não advém de força de vontade ou personalidade. É a graça que é para todos os que confiam em Deus, rejeitando sua autoconfiança. Mas, para nos entregarmos sem reservas, precisamos conhecer aquele que tem a vida.



JESUS CRISTO O FILHO DO DEUS VIVO QUE MORREU E RESUSCITOU POR NOS .



Do livro:A isca de satanas.

Nenhum comentário: